sexta-feira, outubro 20, 2006

Aulinha de português

Por que todo mundo gosta de achar que falar de um jeito difícil significa falar certo? Hoje mesmo achei uma comunidade no Orkut onde os participantes acham que pseudo significa quase. Eu pseudo chamei todos eles de idiotas...

Mas, para mim, o problema maior são os particípios. Depois que o povo aprendeu que deveria ter trazido suas coisas, e não trago, parece que virou moda usar tudo quanto é tipo de particípio irregular nas frases. Qual o problema com -ado e -ido?

Por que falar ter ganho se é muito mais simples (e correto!) dizer ter ganhado? Por que tinha impresso e não o certo tinha imprimido? E pego ao invés de pegado? Ou chego (argh!) ao invés de chegado? Já ouvi até ter compro... Valha-me Deus.

Então vamos pra regrinha, que é muito simples: se o verbo tem dois particípios (como ganhar e imprimir), use o particípio "feio" com ter e haver: Eu tinha GANHADO e o particípio "chique" com ser e estar: O documento estava IMPRESSO.

Agora, se o verbo tem só um particípio, faça um favor a você mesmo e NÃO FALE do jeito que você acha bonito.

A língua agradece.

E eu também.



---------------
Enquanto isso, na Sala de Justiça...

Rodrigo Santoro finalmente apareceu em Lost. E ele fala!! Mas como assim ele é um dos 48? Então a figurante brasileira não era a única tupiniquim na ilha... Ou isso, ou os Outros sabem fazer operação de mudança de sexo. Vai saber...

Marcadores: , ,

1 Comments:

At 14:57, Anonymous Anônimo said...

Português de cu é rola

 

Postar um comentário

<< Home