terça-feira, agosto 05, 2008

"Fox decide não exibir episódio dos Simpsons com piadas sobre desaparecidos na ditadura"

O canal pago Fox decidiu não exibir para nenhum país da América Latina um episódio de "Os Simpsons" que fazia alusão aos desaparecidos políticos durante a ditadura de Juan Peron na Argentina. Considerado ofensivo, o episódio não será exibido nem no Brasil.
No episódio "E. Pluribus Wiggum", o décimo da 19a. temporada, dois personagens têm o seguinte diálogo no bar de Moe: "Eu gostaria de ter uma ditadura como a de Juan Perón. Quando ele desaparecia com você, você ficava desaparecido para sempre". E o outro responde": "E ele ainda era casado com a Madonna", numa alusão ao filme "Evita", sobre Eva Perón, protagonizado pela cantora.
Nos EUA, foi exibido em janeiro deste ano. A Fox não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas segundo sua assessoria de imprensa, a piada foi considerada de mal gosto e ofensiva às vítimas da ditadura. É possível assistir à cena polêmica no YouTube (o diálogo acontece por volta do segundo minuto. Está em inglês, com legendas em espanhol).
No ano passado a Fox brasileira omitiu um diálogo em um episódio do desenho em que Lisa e Bart falavam mal do Brasil.
No episódio, intitulado "A Esposa Aquática", Bart e Lisa conversam sobre um lugar imundo em que estão, e Lisa diz que é "o lugar mais nojento" em que eles já estiveram. Bart retruca: "Mas e o Brasil?", e Lisa responde: "Depois do Brasil".
Na versão dublada exibida pela Fox, o diálogo foi mudado. Em vez de citar o Brasil quando Lisa se refere ao "lugar mais nojento", Bart pergunta: "Sério, você acha mesmo?", e a irmã responde "Se eu falei é porque acho".
Em 2002, um episódio que mostrava Homer e sua família em uma viagem ao Brasil, causou polêmica ao fazer gozação do país.

Caramba, será que a Fox não aprende? Sério, depois de dublarem todas as séries e mudarem um diálogo de Simpsons agora decidem simplesmente cortar uma cena do desenho. E pra TODA a América Latina ainda por cima? Cara, eu tô no Brasil!! E mesmo que fosse argentino, eu nunca iria querer perder um episódio porque supostamente fala mal de uma época do meu país (mesmo porque, se fôssemos retirar todas as críticas que o desenho faz, só iríamos ter episódios de uns 15 segundos). Fora, Raposa!!