segunda-feira, setembro 25, 2006

Festival do Rio

Clerks II

O Balconista foi o primeiro filme de Kevin Smith, e conta um dia da história de dois amigos que trabalham em uma loja de conveniências e em uma locadora em New Jersey. Um trabalho bem chinfrim, ainda mais se você tiver mais de 20 anos de idade e todos os seus amigos já se deram bem na vida. Além dos dois, vários personagens se cruzam, com destaque para os impagáveis Jay e Silent Bob, dois traficantes que vendem drogas na parede do Quickstop.

10 anos depois, os dois continuam trabalhando no mesmo local. Numa ótima homenagem ao primeiro, o filme começa em preto-e-branco, até vermos o incêndio do Quickstop. A partir daí os dois amigos, Dante e Randal, vão trabalhar em uma lanchonete, e Jay e Silent Bob, que agora não são mais traficantes de drogas e sim traficantes de drogas cristãos, também vão para lá, depois de uma temporada em uma clínica de recuperação.

O filme, se não chega a ser tão bom quanto o primeiro, fica perto. Há cenas hilariantes, como a da discussão entre a trilogia Star Wars e a trilogia Senhor dos Anéis (melhor cena do filme, fácil) e cenas sem-noção, como a da dança. Tem as já comuns participações especiais de amigos do diretor, como Ben Affleck, Jason "Earl" Lee e Ethan "Randy" Suplee. O final é totalmente condizente com o espírito do filme. E tem Jay e Silent Bob!

O Balconista 2, porém, não é perfeito. Fizeram uma longa cena com uma discussão sobre uma posição sexual total e completamente desnecessária (porém engraçada em alguns pontos), além de uma cena num kart que ficou longa demais, sem necessidade. A atriz que faz a nova namorada do Dante também é bem ruinzinha... Mas aí eu descobri: ela é casada com o Kevin Smith...

Se você gostou do primeiro Balconista, pode ir sem medo. Se não viu, vai ver primeiro, a experiência vai ser bem melhor. Ajuda também se você tiver um bom conhecimento da cultura pop. RECOMENDADO.